domingo, 12 de maio de 2013

Sobre a culpa



Culpa. Palavra bonita. Começa mal, é verdade. Tem um levantar de língua em seguida e termina estrondosa, abrupta - pá! Se não fosse tão popular, passaria fácil por nome de flor. "Me vê um buquê de culpas, por favor". Tem gente que diz que graças à culpa a sociedade sobrevive, mal, mas sobrevive. Imaginem uma sociedade sem culpa?! Todos mortos, assassinados, estuprados, violentados...a culpa é o interdito da barbárie. E um ser vivente sem culpa? Psicopata, anti-social, é claro, um pária, escória...pior, ameaça! Como coibir o ímpeto destrutivo de alguém sem culpa? Melhor não imaginar... Por isso, irmãos, sigamos culpados! Culpados pela dor que causamos, pelo amor que não damos, por todas as faltas e também pelos excessos, pelo cigarro tragado, pelos doces devorados, pelo olhar que cobiça e pela mão que não compartilha, pelos coitos interrompidos e pelos desejos reprimidos...uma nação de culpados servís e decentes! Quem sabe um dia, como já disseram outra vez, da dor nasça uma flor...ou um buquê delas.

12 comentários:

  1. Já me sinto culpado! rss Demais mesmo!

    ResponderExcluir
  2. muito bom!
    putz, eu odeio provar q nao sou robô toda vez q deixo um comentário!

    ResponderExcluir
  3. E que tal se a gente criasse um clube de escrita?

    ResponderExcluir
  4. mas a gente teria q escrever tb? ishi...

    ResponderExcluir
  5. lembra q eu tinha um blog mais ou menos 2007, ou 2006 com mais 2? o blog foi dissolvido e eu perdi meus textos... nhéééééééééééé
    mas vou tentar escrever um texto sim... :)

    ResponderExcluir
  6. Hum! isso parece mais uma desculpa pra culpa!!!Mas vamos em frente! sem culpa não há vivente!!!

    ResponderExcluir
  7. É bom saber que não estou sozinho...
    Ano passado escrevi sobre esse tema: http://tiarajusantos.blogspot.com.br/2012/04/arma-em-minhas-maos.html

    ResponderExcluir
  8. Vendo um buquê de culpas, caso alguém tenha interesse..

    ResponderExcluir